A primeira crise de choro do bebê te faz pensar que você é incapaz de acalma-lo, a primeira assadura te faz achar que é a pior mãe do mundo, o primeiro indicio de engasgo te fará sentir a pior das piores Mães, o sabão no olho, a água do banho muito quente, ou muito fria, os tombos, o primeiro machucado, o calo pelo sapato apertado, em fim, eu poderia continuar aqui a citar inúmeras situações onde a culpa é inevitável.
A culpa materna é absolutamente normal até o ponto em que não atrapalha o dia a dia da mãe e do bebê.
Se formos parar pra pensar, tudo que nos torna responsáveis, nos da a mensagem automática de que devemos cuidar, e quando algo sai do nosso controle, a culpa é automática.
Apesar dos motivos e das causas serem outras, o responsável somos nós, é por isso que na maternidade não é diferente, somos mães responsáveis por um bem precioso chamado filhos.
Analisando por esse lado podemos reverter toda a situação, é que na verdade o fato de nos sentir culpadas significa que somos responsáveis, e se temos esse sentimento é porque não somos péssimas mães, pelo contrário somos ótimas, simplesmente por preocupar com nosso bem maior a ponto de ficarmos muito chateadas quando algo acontece.
Entendeu? Ficar sem culpa pra mãe que é Mãe de verdade é impossível, então vamos exercer o pensamento que somos sim Ótimas mães e responsáveis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário